sábado, 13 de outubro de 2012

Cinco Marias

 

 

 

 

 

Como fazer os saquinhos para jogar cinco-marias

 

Você já aprendeu como se brinca de cinco-marias e agora vai aprender a fazer seu próprio kit. É necessário apenas paciência, material e uma mão firme para fazer os saquinhos:

Material


• Retângulos de tecido


• Agulha


• Linha


• Tesoura


• Arroz, areia ou feijão




Modo de fazer


1. Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura.


2. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta.


3. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio.


4. Costure a abertura.


5. Repita a operação com os outros saquinhos.

 Agora é só joga, boa diversão! 

História das cinco-marias


O cinco-marias tem origem em um costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro (astrágalos) e observavam como caíam.

Cada lado do ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto), o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos), e o convexo, pranes (4 pontos).

Essa pode ser a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil".
Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.

Como é o jogo

O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldade maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.

A idéia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair. Importante: você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.

 
Fonte: pesquisa

Fonte: pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário