segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brincadeiras de Criança

 
Introdução:

Tem algumas brincadeiras que nunca saem de moda e passam de geração para geração! Isso quer dizer que seus avós brincavam delas, depois seus pais, e hoje é você quem se diverte com essas brincadeiras! Uma ou outra coisinha, mudou nas brincadeiras com o passar do tempo, então algumas delas têm mais de um jeito diferente de brincar

Brincadeira : Alerta

DO QUE PRECISA? Uma bola e um espaço grande.

Alguém começa com a bola. Essa pessoa, tem que ficar longe das outras e de costas para toda a turma . Ela vai escolher uma categoria e dizê-la em voz alta, pode ser animal, fruta, cidade, etc. Os outros jogadores, então, escolhem cada um uma coisa que faça parte daquela categoria. Por exemplo, se for “fruta” eu posso ser a maçã, você é o abacaxi e o outro será a melancia. Só uma pessoa grita tudo o que foi escolhido, mas sem dizer quem escolheu o quê. O jogador com a bola deve escolher uma das coisas faladas, que no caso é maçã, melancia ou abacaxi, e gritá-la ao mesmo tempo em que joga a bola para trás.
A pessoa “dona” da coisa que ele chamar corre para pegar a bola, enquanto os outros fogem, inclusive o que jogou a bola. Quando agarrar a bola, ela grita “ALERTA!" e os outros participantes têm que ficar parados no lugar onde estão, sem poder dar nem mais um passinho! O que pegou a bola, então, poderá dar três passos para tentar queimar algum jogador. Se o outro participante segurar a bola com as mãos, estará salvo, mas se a bola bater nele e cair, foi queimado e sai do jogo. Ganha o último que ficar na brincadeira.
Neste jogo tem que prestar atenção se todos vão parar de correr na hora em que ouvirem “ALERTA” e também tomar cuidado para que aquele que for queimar não dar passos muito grandes.




Curiosidades:

BRINCADEIRAS DE DUPLA


Pisca/Rir
A brincadeira de piscar é muito conhecida e simples. O método de brincar é o seguinte: Uma pessoa fica olhando sem parar para a outra, a primeira que piscar perde! Essas foi umas das brincadeiras usadas em programas de televisão, por exemplo, no programa da Xuxa.
Essa brincadeira também pode ser adaptada para "quem rir primeiro". Lógico que cada um fica fazendo suas "palhaçadas".


Mímica

Brincar de mímica também é fácil. Uma pessoa faz a mímica de um assunto escolhido anteriormente. Pode ser objeto, animal, artista, enfim. A pessoa não pode falar nenhuma palavra e a outra deve acertar do que se trata. Normalmente, estipula-se um tempo limite para a pessoa acertar. O que torna a brincadeira mais engraçada.


Fonte:http://www.ced.ufsc.br/~zeroseis/curiosid5.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário